terça-feira, 8 de março de 2011

Tudo a Ti, Jesus, consagro.

I surrender all - Allt åt Jesus helt jag lämnar - Jeesukselle kaiken annan

234 - Tudo a ti, Jesus, consagro,/ Tudo entrego a Ti, meu Rei!/ Resoluto, mas submisso,/ Sempre a Ti eu seguirei!

Tudo entregarei! (bis),/ Sim, por Ti, Jesus bondoso,/ Tudo deixarei.

Tudo a Ti, Jesus, consagro,/ Constrangido por amor;/ Vem, transforma a minha vida/ e meu coração, Senhor!

Tudo a Ti, Jesus, consagro!/ Quanto gozo, meu Senhor!/ Paz completa, paz perfeita!/ Glória, glória ao Salvador!

Nota:

No original inglês o cântico tem no mínimo 5 estrofes.

A tradução para o português, transcrita abaixo, é do judeu-cristão batista Salomão Luiz Ginsburg (ver postagem a seu respeito neste blog).

______________________________________


A história do hino contada por Billy Graham:

Um dos evangelistas que muito me influenciou, principalmente no início do meu ministério, foi também o autor de hinos que escreveu "Tudo a ti, Jesus, consagro" (I surrender all), o Rev. Judson W. Van Der Venter (1855-1939).

Ele era um visitante regular ao Instituto Bíblico da Flórida (hoje Trinity Bible College) nos anos 30. Nós os estudantes amávamos esse homem bondoso e profundamente espiritual e muitas vezes reuníamo-nos no seu lar em Tampa, Flórida, para noites de amizade e canto.

Van der Venter não foi sempre um ministro religioso. De acordo com o seu próprio testemunho, seu primeiro interesse e paixão foi pela arte. Quando terminou a universidade, ensinou em uma escola a fim de financiar seus estudos de desenho e pintura. Mais tarde, tornou-se supervisor de arte na escola pública de Sharon, na Pensilvânia.

Naquele tempo, reuniões evangelísticas foram realizadas em sua igreja e ele envolveu-se em aconselhamento e trabalho com pessoas. Uma vez que tinha grande habilidade para a tarefa, diversos amigos animaram-no a deixar de lado o ensino e tornar-se um evangelista. Por cinco anos ele ficou indeciso entre o desafio de tornar-se um evangelista ou seguir sua ambição de tornar-se um reconhecido artista.

Ele próprio contou sua história:

"Finalmente, em uma hora crucial na minha vida, entreguei tudo a Deus e fui conduzido a um novo dia. Tornei-me um evangelista e descobri em minha alma um talento novo, que foi o de escrever hinos que nunca havia cantado antes."

O hino "Tudo a ti, Jesus, consagro" foi escrito anos mais tarde em sua vida, quando J.W.Van Der Venter lembrou-se da luta que tivera e sua final submissão a Deus.

A música é do hino é de Winfield S. Weenden (1896), que publicou diversos livros de músicas religiosas, sendo que o título desta está gravado na sua sepultura.

Fonte:

Cruzader Hymns and Hymn Stories by the Billy Graham team.


________________________________________

O hino com 5 estrofes no Cantor Cristão:

Tudo, ó Cristo, a ti entrego;/ Tudo, sim, por ti darei!/ Resoluto, mas submisso,/ Sempre, sempre, seguirei!

Tudo entregarei! Tudo entregarei!/ Sim, por ti, Jesus bendito,/ Tudo deixarei!

Tudo, ó Cristo, a ti entrego,/ Corpo e alma, eis aqui!/ Este mundo mau renego,/Ó Jesus, me aceita a mim!

Tudo, ó Cristo, a ti entrego,/ Quero ser somente teu!/ Tão submisso à tua vontade/ Como os anjos lá no céu! /

Tudo, ó Cristo, a ti entrego;/Oh, eu sinto teu amor/ Transformar a minha vida/ E meu coração, Senhor!

Tudo, ó Cristo, a ti entrego;/ Oh, que gozo, meu Senhor!/Paz perfeita, paz completa!/Glória, glória ao Salvador!

________________________________________

O hino em inglês:

http://www.youtube.com/watch?v=7x2IpLSfqp8

O hino em português:

http://www.youtube.com/watch?v=EIeDdUM7njQ

________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário