segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Manso e suave está Cristo chamando

Softly and tenderly Jesus- Ljuvligt och kärleks fullt - Kuuletko Jeesuksen äänen jo soivan.



176 - Manso e suave está Cristo chamando,/ Chama por ti e por mim./ Eis que às portas espera velando,/ vela por ti e por mim.

"Vem já, vem já, filho ao lar volta já!"
Manso e suave está Cristo chamando/ E diz: "Meu filho, vem já!"

Que esperamos? Jesus nos convida/ Convida a ti e a mim./Não desprezemos a graça da vida/ Que salva a ti e a mim!

(Correm os dias, as horas se passam,/Passam por ti e por mim;/Transes de morte por fim nos esperam,/Vêm tanto a ti quanto a mim.)

Que grande amor que Jesus nos tem dado,/ Dado a ti e a mim! / Pois libertou-nos do triste pecado, /Mártir por ti e por mim.
________________________________________


Will Lamartine Thompson, natural de Liverpool, Ohio-EUA, nasceu a 7 de novembro de 1847 e morreu em 1909.

Apesar das dificuldades financeiras por que passavam os compositores de música popular naquela época, possuindo ele um bom senso de negociante, enriqueceu e tornou-se conhecido como "o compositor milionário".

Era filho de um casal presbiteriano. Ainda que se tornara rico, nem por isso Thompson se esqueceu de agradecer a Deus, que tanto o abençoara. Um dos cidadãos mais proeminentes em sua cidade, nunca deixou de dar testemunho do seu Salvador, que o salvou desde a sua infância. Nas palavras de um de seus amigos íntimos, ele possuía "um excelente caráter e um belo espírito que não eram melhores do que o seu imenso talento musical; simplicidade, sinceridade, humildade e justiça foram as características de sua vida."

Sentindo que devia algo a Deus, passou a dedicar o seu talento unicamente à composição de músicas sacras. Muitas vezes colocou o seu piano em uma carroça puxada por dois cavalos e foi para a roça, tocando e cantando hinos de sua autoria.

Entre os vários hinos que escreveu, um deles recebeu uma homenagem toda especial quando, em dezembro de 1899, Thompson foi ao estado de Massachusetts para visitar o famoso evangelista D.L.Moody, que estava gravemente enfermo. Tão grave era o estado de saúde de Moody, que o seu médico não pnermitiu que Thompson o visitasse. Do seu leito de morte, Moody ouviu a voz de Thompson e pediu que ele entrasse. O grande evangelista, agarrando a sua mão, disse: "Will, eu preferia ter escrito o seu hino 'Manso e suave' mais do que qualquer outra coisa que tenho feito em minha vida inteira." Essa declaração valeu-lhe como uma consagração, foi uma homenagem máxima.

A música com a qual cantamos o hino é também da autoria de Will Lamartine Thompson. A tradução para o português é da autoria de Francisco Caetano Borges da Silva.

Fonte: extraído em parte do "Se os hinos falassem", volume I, de Bill H. Ichter.

_________________________________

L i n k:

Softly and tenderly

http://www.youtube.com/watch?v=ZypRGh1nLFE

Manso e suave

http://www.youtube.com/watch?v=a-4moHtVoec

Nenhum comentário:

Postar um comentário