quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Divino Oleiro / Tua vontade faze, ó Senhor!

Have thine own way, Lord - Tahtosi, Herra, tapahtukoon.


Divino Oleiro, eis o meu ser,
Qual vaso frágil em Teu querer;
Molda e transforma meu coração
Para servir-Te com devoção!


266 - Tua vontade faze, ó Senhor!/ Eu sou feitura, Tu és o Autor./ Molda e refaze todo o meu ser/ Segundo as normas do Teu querer.


Tua vontade faze, ó meu Deus!/ Sonda e corrige os passos meus./ Torna-me santo como Tu és,/ Ouve os meus rogos, eis-me a Teus pés!


Tua vontade faze, ó meu Pai!/ Por ela o crente vive e não cai./ Guia-me a vida com Tua luz,/ Poder e graça dá-me em Jesus.


Tua vontade, boa e sem par,/ Quero na vida realizar./ Vive, triunfa, domina, enfim,/ Reina supremo, meu Deus, em mim!


- Hinário Evangélico



Letra: Adelaide Addison Pollard
Música: George C. Stebbins (outros hinos do mesmo compositor: "Nunca falha, nunca falta"/"Cristo te chama com mui terno amor"/"... E estarmos ali, que será?")


Nota: A tradução do hino, de Antonio Almeida, é bastante livre. No inglês, "Have thine own way, Lord", a idéia é que a vontade de Deus prevaleça à nossa própria. O coro, isolado, muito conhecido mas de autor desconhecido, enfatiza a idéia de Deus ser o oleiro e nós os vasos, contida somente na primeira estrofe do hino original em inglês.



Adelaide A. Pollard (1862-1934) participava de uma reunião de oração, mas estava tão depressiva que quase não podia concentrar-se no que se passava ao redor. No seu coração havia um peso do chamado que sentia para ser missionária na África. Estava em um sentido pronta para embarcar, mas não tendo o dinheiro suficiente seu plano teve de ser cancelado. Até que algumas palavras infiltraram-se no estado sombrio de sua mente: "Tudo bem, Senhor! Não importa o que tragas para a nossa vida; faze a Tua vontade!" De repente, tendo dito isso, sentiu que seu peso desaparecera e na submissão à vontade de Deus sentiu paz.


Retornando à sua casa, meditou na história do vaso e do oleiro, encontrada em Jeremias 18:3-4: Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que o oleiro lhe fazia de barro, se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. (Edição revista e atualizada no Brasil)


As palavras pareciam descrever as experiências de sua própria vida. Nascida em Iowa em 1862, havia sido treinada para ensinar em uma escola feminina. Havia sido também uma talentosa escritora de artigos religiosos e também de hinos. Se interesse, porém, era o evangelismo; assim viajou por todo o país e falou para diversos grupos em numerosas igrejas.


Desde cedo sentiu um forte chamado para o campo missionário, inclusive ensinou em um instituto de treinamento para os que iam para além-mar, esperando que ela também pudesse ser uma missionária. E agora parece que Deus a desertava. "Talvez meus questionamentos sobre a vontade de Deus esteja revelando defeitos na minha vida", pensou. "E Deus tem decidido quebrar-me, como o oleiro quebra o vaso defeituoso e então moldará minha vida outra vez segundo o seu próprio modelo." E assim nasceu o hino que tem abençoado milhares de crentes que anelam por uma vida espiritual de acordo com a vontade de Deus.


No tempo certo de Deus, Ele permitiu com que Adelaide Pollard ministrasse na África. Passou também diversos anos na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial, até que retornou ao seu ministério na América. Adelaide continuou falando publicamente até quando completou 72 anos, quando, dirigindo-se a um outro compromisso, adoeceu em uma estação ferroviária em Nova York e logo morreu.


Assim terminou a vida notável de uma frágil e pequena mulher que era tão modesta que assinava seus hinos somente com as suas iniciais. Acima de tudo, ela aprendera que Deus usa a pessoa que sinceramente ora: "Tua vontade faze, ó Senhor!"


Fonte: Crusader Hymns and Hymn Stories by the Billy Graham team.



Foto Google
.
Ouça o hino com as palavras originais em inglês:
.

http://buyadelaide.com/video/ioJf4EpVdU8/Have-Thine-Own-Way-Lord-with-Lyrics.html



______________________________________


Próxima postagem:


Um oportuno hino que é uma oração pela Pátria Brasileira.


___________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário